Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012



Florestas Laurissilva:


Laurissilva madeirense ocupa uma superfície de 15000 hectares (representando 20% do total da ilha) e é Património Mundial Natural da UNESCO desde 2 de Dezembro de 1999. Ocupa uma faixa que vai desde os 300 aos 1300 metros de altitude. 





Floresta Laurissilva tem a sua origem na Era Terciária. Nessa altura, este tipo de floresta cobria uma vasta área mediterrânea. 

Actualmente a Laurissilva encontra-se confinada à região biogeográfica da Macaronésia zona constituída pelos Arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, embora seja na Ilha da Madeira onde se encontre a maior e

 mais bem conservada mancha de Laurissilva. 


A floresta Laurissilva da Madeira e considerado a 3ª maravilha de Portugal








Blog_dos_Bichos-102.JPG

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


Florestas Equatoriais:
Características:
A Floresta Equatorial desenvolve principalmente na Zona Intertropical da Terra, que possui elevadas temperaturas e índices pluviométricos em toda extensão do ano.
Essas características são fundamentais para o desenvolvimento da biodiversidade e oferecem uma condição de vida favorável. Nessas regiões ocorrem grandes florestas com formas exuberantes e densas. Nesses lugares existe uma variedade de vegetação e animais. 


O solo:
os solos das florestas são pobres, porque o que existe é somente uma estreita camada composta por uma enorme quantidade de matéria orgânica denominada de húmus, que é formado a partir da decomposição de folhas e animais, favorecida pela elevada umidade e energia. Nas Florestas Equatoriais as suas árvores estão sempre muito próximas e com alturas variadas que podem atingir 60 metros.


Condições:
Nos lugares que apresentam Florestas Equatoriais as temperaturas médias são elevadas no decorrer de todo o ano, sempre acima dos 25ºC e as amplitudes térmicas são bastante modestas. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e não há períodos de seca e nem distinção entre as estações do ano.